quarta-feira, 23 de março de 2011

Não espiritualize demais a tomada de decisão


C. S. Lewis certa vez escreveu: “Eu não tenho dúvida de que o Espírito Santo guia nossas decisões de dentro de nós quando as tomamos com a intenção de agradar a Deus. O erro seria pensar que Ele fala apenas de dentro de nós, quando na verdade também fala através das Escrituras, da igreja, de amigos cristãos, dos livros, etc.”.
Deus sabe de todas as coisas. Ele sabe com quem vamos nos casar antes mesmo de conhecermos a pessoa. Mas isso não significa que nossa tarefa é descobrir o que Ele já sabe ou nos preocupar que possamos estar perdendo o seu plano perfeito. Nossa responsabilidade é amá-lo, estudar sua Palavra, aprofundar nosso relacionamento com Ele e aprender a avaliar nossas escolhas à luz da sabedoria bíblica. Se estamos fazendo estas coisas, podemos tomar nossas decisões com a certeza de que não estamos nos afastando da vontade de Deus.
Nós iremos falhar e cometer erros algumas vezes? Com certeza. Mas a possibilidade de fracasso nunca deve nos paralisar.
Por outro lado, gostaria de dar um aviso aos homens: eu não estou dizendo que a iniciativa não é necessária ou que seja santo sentar e esperar que Deus jogue uma esposa no seu colo. Como um antigo ditado americano diz: “Falta de iniciativa geralmente é confundida com paciência”. Você também não deve confundir falta de coragem com sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário