quarta-feira, 23 de março de 2011

A Arte de um Romance Correto


O romance diz: “Eu quero agora!”. A sabedoria aconselha: “Paciência”

Provérbios 19.11 diz: “A sabedoria do homem lhe dá paciência”. Os maiores erros nos relacionamentos quase sempre são resultado da impaciência. É preciso paciência para esperar pelo começo de um relacionamento até que você esteja realmente pronto para iniciar uma corte com propósito. Então, depois te ter começado um relacionamento com propósito, você precisará de paciência para ter certeza de que ele se desenvolve num ritmo saudável. A impaciência apressa tudo. Ela nos faz pular o tempo e a atenção que uma amizade saudável requer e irmos direto para uma intimidade física e emocional.
Só porque um casal está num ponto da vida em que podem pensar seriamente em se casar, não quer dizer que não devem ser precavidos. Apressar as coisas é como alguém que vai a um restaurante chique com alguém que não tem paciência para esperar cada parte da refeição ser servida. O chef tem um plano maravilhoso que exige tempo para cada prato ser apreciado completamente. Mas ao invés de aproveitar cada parte individualmente, seu acompanhante insiste que tudo – os drinques, a sopa, a salada, o prato principal e a sobremesa – seja misturado numa grande panela.
Imagine tomar com um canudinho essa mistura, e você terá a exata imagem de como alguns relacionamentos de hoje são. Ao invés de saborear os “pratos” de uma história de amor – se conhecerem, a amizade, a corte, o noivado, o casamento – casais impaciente embaralharam toda a seqüência. Antes de construir uma amizade, começam o namoro. Antes mesmo de pensar em qualquer tipo de compromisso, agem como se fossem donos um do outro. Um romance tresloucado, como uma comida toda misturada, é uma bagunça repulsiva.
“Senhor, em ti espero; tu me responderás, ó Senhor meu Deus” (Sl 38.15)
O tempo é a forma que Deus tem para evitar que tudo aconteça de uma só vez. Se você não está pronto para se casar, não entre em um relacionamento. Espere pacientemente pelo período certo para começar algo que eventualmente conduza ao casamento. Se você está pronto para o casamento e está em um relacionamento, não deixe a impaciência apressá-lo. Vá devagar. Saboreie cada prato. Aproveite o que Deus tem para vocês dois agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário