Histórico UMP

HISTÓRICO DA UNIÃO DE MOCIDADE PRESBITERIANA – UMP/IPB


INTRODUÇÃO: Podemos dizer que duas organizações foram precursoras dos modernos movimentos de mocidade na Igreja Reformada, uma foi a ACM (Associação Cristã de Moços) e outra foi o “Esforço Cristão”. A primeira sociedade do “Esforço Cristão” foi fundada por Miss. Clara Hough em Botucatu em 1891. Sete anos de-pois surgiu outra, em Curitiba, sob a direção da Miss. Elmira Kuhl. Era uma imitação do “Christian Endeavor” muito difundido nos Estados Unidos. Em 1902 forma-se a União Nacional do Esforço Cristão sob a presidência do Rev. Eramos Braga com cerca de 80 sociedades e quase 2.000 membros.
No início do século, várias organizações de juventude começaram florescer, tanto no meio evangélico como secular. Funda-se em 1925 no Granbery a União de Estudantes para o Trabalho de Cristo (U.E.T.C.), que depois transforma-se na União Cristã de Estudantes do Brasil ( U.C.E.B.). em pouco tempo era organizado o I Congresso Nacional da Juventude Evangélica (1936) do qual resultou o livro “Apreciação e Diretrizes”. Este Congresso deu um grande incentivo nos grupos de mocidade tanto a nível local como Nacional.

1 – INÍCIO NA IGREJA PRESBITERIANA
Na Igreja Presbiteriana existem dados que confirmam que já haviam movimentos locais de mocidade desde 1925, época em que a Mocidade da Igreja Unida (IPB) já publicava o seu jornal “O Arauto”. Em Araraquara, interior de São Paulo, foi fundada a Associação Cristã de Jovens na data de 13/02/1929.
Na década de 30 os movimentos de juventude nas Igrejas Presbiterianas cresciam e amadureciam. Começa-vam a ser realizados os primeiros intercâmbios com troca salutar de experiências. Ganhava cada vez mais força a necessidade de uma organização oficial com diretrizes aprovadas pela direção do Supremo Concílio, desde que, já existiam dezenas de grupos de mocidade que funcionava com uma estrutura provisória autorizada pelos conselhos locais.
Foi somente em 1936 , na Assembléia Geral (hoje chamado Supremo Concílio), realizado em Caxambu, que a Igreja Presbiteriana do Brasil resolveu:
“Os Presbitérios deverão adotar, no que julgarem oportuno, o seguinte:
A – Criação, nas igrejas locais, pelos respectivos conselhos, de Uniões de Mocidade, de caráter misto, com as finalidades expostas no trabalho: A Adolescência na Igreja;
B – Constituição de Federações Presbiteriais, por intermédio e com a aquiescência dos respectivos conselhos e a aprovação dos Presbitérios;
C – Constituição de uma Confederação Geral que congregue Federações Presbiteriais para fins estatísticos, elaboração de programas uniformes e a realização de congressos gerais.”
Assim estava lançada oficialmente a base estrutural do trabalho da Mocidade Presbiteriana.
As Uniões de Mocidade aumentavam a cada dia e o Supremo Concílio atento às necessidades mais urgen-tes, resolveu, em sua reunião de 1938, em Fortaleza, criar a Secretaria do Trabalho da Mocidade, vinculada a Se-cretaria de Educação Religiosa da IPB, elegendo como seu primeiro secretário o Rev. Benjamim Moraes, jovem pastor (21 anos) que deveria, entre outras atividades, organizar e orientar o movimento da mocidade e realizar, sob sua representação, o primeiro Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana.

2 – FEDERAÇÕES
A primeira Federação, fundada por iniciativa do Rev. Paulo Freire e Araújo, foi a do Presbitério Sul de Minas, em Lavras.
Em 23 de Abril de 1943 é organizada a Federação Rio de Janeiro, em 1944 organiza-se a Federação do Presbitério Sul e em 1945 já estavam organizadas as Federações Minas e a São João da Boa Vista.

3 – JORNAL DA MOCIDADE
A Federação Rio, em 1º de Maio de 1944, cria seu órgão oficial, um jornal que rapidamente ganha corpo e começa a ser conhecido nacionalmente, e durante a realização do I Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana oferece seu jornal a Confederação de Mocidade Presbiteriana que lá era organizada. A CMP aceita e batiza-o com o nome “Jornal Mocidade”, tornando-se o órgão oficial da entidade máxima de nossa juventude. Em homenagem a este importante veículo de informação é que hoje comemoramos o dia da Mocidade no mês de Maio.

4 – CONFEDERAÇÃO DE MOCIDADE PRESBITERIANA
Em outubro de 1945 o então secretário geral, Rev. Gutemberg Campos, nomeou uma Comissão organizado-ra para o 1o Congresso Nacional, uma aspiração necessária visto o aumento das uniões de mocidade pela nação brasileira. O local escolhido era o Rio de Janeiro, precisamente o Orfanato Presbiteriano de Jacarepaguá, hoje chamado de Instituto Presbiteriano Álvaro Reis (INPAR), a data de 17 a 24 de fevereiro e o tema geral: “Organiza-ção da Mocidade Presbiteriana”. Este tema foi dividido em três subtemas a seguir: 1- Organização Nacional (Confederação e Federações); 2 – Organização Presbiterial (Federações e UMP) e3 – Atividades e Programas.
Estavam lá cerca de 70 jovens representando 4 Sínodos, 6 Federações e um campo missionário. As principais resoluções foram necessidade da nomeação de um lider com tempo integral para a mocidade que trabalhará sob a supervisão do secretário de Educação Religiosa e uma organização total da mocidade compreendendo o aspecto nacional, o Presbiterial e o local.

CONCLUSÃO: Compete-nos, portanto, diante dos fatos históricos relatados, conscientizarmos que faze-mos parte desta história, uma história linda e edificante, cheia de lutas e vitórias, levar adiante, com o mesmo ardor de nossos antepassados, esta magnífica obra de Deus que é a MOCIDADE PRESBITERIANA. Assim Deus nos ajude!

Renato Piragibe
1º Tesoureiro da CNM/IPB

Extraído da Revista Mocidade Presbiteriana N° 1