Histórico IPB Várzea Alegre


BREVE HISTÓRICO DA IGREJA PRESBITERIANA DE VÁRZEA ALEGRE

O início da historia da 1° Igreja Presbiteriana em Várzea Alegre começa no ano de 1921 no coração de um homem chamado João Luiz Nogueira, mais conhecido como Jucá de Freitas, que nesta época morava no sítio Medeiros, próximo ao sítio Boa Sorte e Baixio Verde. Depois de ter ouvido falar de vinda do Pastor Sebastião Gomes, um Pastor recém Ordenado que pastoreava uma Igreja em salvador na Bahia e veio para Várzea Alegre, Jucá de Freitas sedento pelo evangelho foi até o encontro dele. O encontro de Jucá de Freitas com o Pastor Sebastião veio resultar na conversão de Jucá.
Dez anos depois, em 1932, Jucá foi morar no sítio Xique Xique, ali também trabalhou com a divulgação do evangelho Essa era a família de Seu Jucá, sua esposa dona Maricô, seus filhos Levi, Zezinho, Francisca Odeva, Eliúa,Timóteo, Joana, Miriã e Moisés.
Finalmente em 1952 veio morar em Várzea Alegre, quando começou, juntamente com missionários norte-americanos (Missionário Franklin e Família que residiam na. cidade do Crato na época), abrindo um trabalho na Rua Coronel Pimpim.
O trabalho cresceu, e resultou na conversão de muitos outros irmãos, que tempos mais tarde, mais precisamente no ano de 1972, começaram a construir, na rua Dep. Figueiredo Correia s/n, a primeira congregação presbiteriana de Várzea Alegre.
Sete anos mais tarde, mais precisamente no dia 04 de março de 1979, as 10 horas, viria a se organizar em Igreja, se tomando assim a 1° Igreja Presbiteriana na cidade de Várzea Alegre, que até hoje está situada à Rua Dep. Figueiredo Correia N°143.
A Comissão do Presbitério (que na época era o Presbitério do Ceará-PCEA) que trabalhou no Processo de Organização da nova Igreja era constituída dos seguintes irmãos: Reverendo Raimundo Vieira Rosa, que era o Presidente do presbitério na Ocasião; Reverendo José Gilsom Meneses, que era o secretário de Atas; Reverendo Jonas Gonçalves da Cunha, que foi o responsável pela declaração dos direitos e deveres dos membros que formariam a nova Igreja e os Presbíteros Jáder Cortez Varela, Jorge Gomes de Meio e Moisés Nogueira de Freitas; este último que veio substituindo o Presbítero Joaquim Pereira de Sucupira que estava enfermo.
A Igreja foi organizada na época com 106 membros comungantes que eram pessoas não só da sede mais das cinco congregações. A sede tinha cerca de 40 membros.
Seu primeiro Pastor foi o Reverendo Jonas Gonçalves Cunha que assumiu a Igreja após o culto solene de Ordenação dos novos oficiais que se deu às 19 horas.
No mesmo dia, esta mesma Comissão convocou a Igreja para às 16 horas realizar a Assembleia Extraordinária que elegeria os novos oficiais que iriam compor o novo Conselho e a nova Junta Diaconal. Os irmãos que foram eleitos na ocasião foram os seguintes: Presbíteros eleitos: José Monteiro de Souza, Francisco Ferreira Lima, José Cunha de Meneses e José Luiz Nogueira. Diáconos eleitos: Adiei da Cunha Mendes, António Juvenal da Lima e António Alves. A posse e Ordenação destes oficiais se deram no mesmo dia em culto solene que aconteceu às 19 horas. Os Pastores que participaram da Ordenação destes oficiais foram os seguintes: Reverendo Raimundo Rosa, Silom Menezes e Jonas Gonçalves.
De 1979 a 1985 a igreja foi pastoreada por Levi Nogueira onde trabalhou com empenho e dedicação na obra iniciada por seu pai - seu Jucá.
Em 1986 o Rev. Hercilio José da Silva assume a Igreja até o meio do ano de 87; em seguida e somente até o final do ano de 87 assume o Pastor Paulo José Benício.
Em 1988 assume o Pastor Élgio Bezerra da Silva e fica até o Final do ano.
Em 1989 assume o Rev. José Baíista Filho e pastoreou a igreja até o final do ano de 90.
E a igreja crescia . Em 1991 assume o Rev. Eudes Ferreira de Oliveira e ficou até a metade do ano de 92. Sua última participação no conselho da Igreja encerrou-se na reunião de 06 de junho de 1992.
De 92 a 97 a igreja é Pastoreada por Jobson Alencar que desenvolveu um grande trabalho na igreja tendo se achegado muitos irmãos que hoje até ocupam cargos de liderança em muitas igrejas de toda a nossa região. Nesse período o templo passou por uma reforma e apresenta-se exatamente desde então; e a igreja crescia e a igreja cultuavae a igreja trabalhava.
Depois de uma época sem pastor o Pr. Sílvio José que assume a igreja e dá continuidade ao trabalho e pastoreou aproximadamente l ano e meio.
Do ano de 2000 até o início de 2010 esteve conosco Pr Alexandre Batista de Lima, o pastor que mais tempo permaneceu a frente da Igreja.
           Atualmente a Igreja é pastoreada pelo Rev. Kenney Peixoto Ribeiro, que além de zelar pela espiritualidade da Igreja, iniciou duas importantes obras: Construção da Casa Pastoral e Reforma Definitiva do Templo.