quinta-feira, 14 de abril de 2011

Se os garotos forem homens, as garotas serão mulheres?


Como abraçar o seu papel criado por Deus como homem ou mulher

A verdade é que não estamos muito certos de como devemos nos comportar. Os homens não sabem o que significa ser um homem, então se acomodam com o que é mais fácil. As mulheres não sabem o que é ser uma mulher, então acabam agindo como homens.
Jesus nos mostrou que o relato de Genesis deve ser a fundação da construção da nossa perspectiva sobre a verdadeira masculinidade e feminilidade. Quando Ele foi questionado sobre o casamento, apontou de volta para o desígnio de Deus: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’?” (Mt 19.4). Paulo fez o mesmo. Quando escreveu à igreja em Éfeso, sobre como os maridos e as mulheres deviam se relacionar, apontou seus leitores para a intenção original de Deus, que Ele revelou antes do pecado entrar no mundo (Ef 5.31).
Nos dois primeiros capítulos da Bíblia nós aprendemos que Adão e Eva foram criados em igualdade perante Deus. Em nossa cultura chauvinista, em que as mulheres geralmente sofrem preconceitos e abusos, este fato precisa ser claramente afirmado. Deus fez a mulher em igualdade ao homem em personalidade, dignidade e valor. Elas não são menos importantes ou valiosas para Deus.
Dentro do contexto de sua igualdade, Deus deu aos homens e mulheres papéis diferentes. Ele fez Adão primeiro, significando seu papel como líder e iniciador. Ele criou Eva de Adão, e a trouxe para ser sua ajudadora nas tarefas que Deus havia designado para ele. Ela foi feita para complementar, nutrir e ajudar seu marido. O maior presente de Deus para o homem foi alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse (Gn 2.18). Isto não diminui o papel da mulher, e sim o define.
O homem e a mulher foram criados iguais, mas ainda assim diferentes. E o fato de serem diferentes é maravilhoso. Como seria chato um mundo em que o sexo oposto não fosse tão misterioso, tão intrigante e tão diferente de nós.
Deus não nos fez para copiar, mas sim completar, um ao outro. O ponto que quero mostrar aqui é que Adão não era melhor do que Eva, assim como Deus Pai não é “melhor” que Deus Filho. Pai e Filho soa iguais em essência, poder, glória e valor, mas possuem papéis diferentes; e o Filho alegremente se submete à vontade do Pai (1Co 15.28). No casamento, marido e esposa são iguais, mesmo quando a Escritura diz para a esposa se submeter a liderança do marido.
Em seu comentário de Genesis, Matthew Henry explicou isso belamente: “Eva não foi criada a partir da cabeça de Adão, para liderá-lo, nem de seus pés, para ser pisada por ele, mas sob seu braço, para ser protegida por ele, e de perto de seu coração, para ser amada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário