terça-feira, 25 de outubro de 2011

O Testemunho dos Mártires


Ademais, com que segurança devemos receber esta doutrina, selada e testificada que foi pelo sangue de tantos fiéis! Depois de a terem recebido, não tiveram dificuldade em morrer por ela corajosamente, e até com alegria. E nós, a quem a Escritura foi dada com tal garantia e confirmação, como não a acolheremos com a mais firme e inabalável convicção? Não é fraca aprovação da Escritura a que foi
assinada com o sangue de tantas testemunhas. Principalmente se considerarmos que eles não sofreram a morte por terem dado testemunho de sua fé de maneira furiosa e frenética, como às vezes acontece com fanáticos que se sobrecarregam de erros transformados em argumentos. Os mártires aos quais me refiro morreram por terem zelo de Deus – zelo ao mesmo tempo equilibrado, firme e constante.
Existem muitos outros motivos, e não fracos, pelos quais a majestade e a dignidade da Escritura não somente podem ser comprovadas no coração dos cristãos fiéis, mas também podem defendê-la vigorosamente contra a astúcia maligna dos caluniadores. Entretanto, esses motivos não são suficientes para fundamentar bem a sua certeza, enquanto não acontecer que o Pai celestial, fazendo resplender a Sua divindade, os livre de toda dúvida e contestação; então eles lhe prestarão firme reverência.
Assim é que, finalmente, a Escritura nos dará um satisfatório conhecimento de Deus, para a nossa salvação, quando esta certeza tiver o suporte dado pela persuasão interna operada pelo Espírito Santo. Os testemunhos humanos que servem para confirmá-la não serão, portanto, inúteis, quando seguem o testemunho principal e soberano. Subservientes a esse testemunho superior, eles serão meios auxiliares e secundários para suprir as nossas deficiências pessoais.

26º Tese de Lutero - O papa faz muito bem ao dar remissão às almas não pelo poder das chaves (que ele não tem), mas por meio de intercessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário