terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Importância Relativa da Autoridade da Igreja

Por outro lado, o comum acordo da igreja não é destituído de importância. Não é preciso considerar como nulo de qualquer valor o fato de que, depois de tantos séculos desde que foram publicadas as Escrituras, tem havido permanente acordo no sentido de obedecê-las. E por mais que o Diabo tenha se esforçado, de muitas maneiras, para oprimi-las ou derrubá-las ou até mesmo para apagá-las totalmente da memória dos homens, elas sempre se mantêm inexpugnáveis e vitoriosas, como a palmeira da ilustração. Porque não há quase nenhum retórico ou filósofo, dos melhores e mais inteligentes, que não tenha aplicado a sua sabedoria contra elas. Todavia, todos eles nada conseguiram. Todos os poderes da terra armaram-se para destruir a verdade das Escrituras, e todos os seus esforços se evaporaram.
Tendo elas sofrido agressões de toda parte, como teriam resistido, se só contassem com suporte humano? Pelo que, logo se deve concluir que a Escritura Sagrada que temos é de Deus; sim, pois, apesar de toda a astúcia e de todo o poder dos homens, ela segue adiante em seu caminho, e por seu próprio poder. Além disso, não foi só uma cidade ou nação que concordou em lhe dar boa acolhida, mas, em toda a extensão da terra, no comprimento e na largura, ela obteve autoridade credenciada pelo consenso de todos os povos, os quais, em nenhuma outra coisa tinham algo em comum. Ora, deveríamos ficar emocionados diante desse consenso de nações tão diferentes e que nas outras coisas discordam entre si - nos seus costumes e no seu modo de viver. É evidente que o poder de Deus foi necessário para que houvesse esse acordo. Contudo, estas considerações terão maior peso ainda, quando levarmos em conta a piedade e o santo viver dos que concordaram em acatar as Escrituras. Não digo isso de todos, mas daqueles que o nosso Senhor constituiu luzeiros em Sua igreja, para esparzirem a luz do seu santo viver.

25º Tese de Lutero - O mesmo poder que o papa tem sobre o purgatório de modo geral, qualquer bispo e cura tem em sua diocese e paróquia em particular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário