terça-feira, 25 de outubro de 2011

Indevida Exaltação do Espírito em Detrimento da Palavra

Tenha-se em conta, porém, que aqueles que, menosprezando a Escritura, imaginam sabemos lá que caminho para chegar a Deus, não devem ser considerados apenas como pessoas equivocadas, mas, sim, como pessoas enlouquecidas. Desse tipo de gente surgiram alguns que têm a pretensão de que seguem a doutrina do Espírito Santo, desprezam toda leitura e zombam da simplicidade daqueles que ainda seguem a letra que, além de morta, mata – como eles dizem.
Mas eu gostaria que eles dissessem que espírito é esse, cuja inspiração os eleva a tais alturas que os leva a uma atitude de atrevimento, chegando eles a menosprezar todo o ensino da Escritura, criticando-a como pueril e pior que vulgar. Se responderem que é o Espírito de Cristo, direi que a segurança deles é por demais ridícula. Digo isso porque suponho que eles concederão que os apóstolos e os demais cristãos da Igreja Primitiva foram inspirados ou iluminados justamente pelo Espírito de Cristo. Pois bem, nenhum deles aprendeu do Espírito de Cristo a menosprezar a Palavra de Deus, mas, ao contrário, foram por Ele induzidos à atitude de grande reverência por ela, como disto dão claro testemunho os seus escritos.
Gostaria que aqueles fanáticos respondessem também esta pergunta: Receberam eles outro Espírito, diferente do que o Senhor prometeu aos Seus discípulos? Mesmo que tenham chegado a um alto grau de insanidade, não acredito que a sua loucura seja tão frenética que os leve à ousadia de gabar-se de algo desse tipo. Pois bem, quando o Senhor prometeu o Espírito, como Este seria? O Senhor mesmo explica que o Espírito não falaria diretamente, mas sugeriria à mente dos apóstolos o que por Sua Palavra Ele, Jesus Cristo, lhes tinha ensinado.
Vê-se, pois, que não é função do Espírito Santo, prometido por Jesus Cristo, imaginar novas revelações, até então desconhecidas, nem forjar nova classe de doutrina, levando-nos a afastar-nos da doutrina do Evangelho que já tínhamos recebido. O que, sim, cabe ao Espírito Santo fazer é selar e confirmar em nosso coração a doutrina que o Evangelho nos ensina.

27º Tese de Lutero - Pregam doutrina humana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].

Nenhum comentário:

Postar um comentário