terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Luz do Espírito na Palavra


Dessa maneira Cristo abriu o entendimento de dois discípulos, não para que eles pusessem de lado a Escritura e assim se tornassem sábios, mas, sim, para que a compreendessem. De igual modo, Paulo, exortando os tessalonicenses, rogando-lhes que não extinguissem o Espírito, não os leva a passear pelos ares em vãs especulações alheias à Palavra, mas logo acrescenta que não devem menosprezar as profecias. Sem dúvida, com esta advertência o apóstolo quer dizer que a luz do Espírito se apaga quando as profecias são menosprezadas.
Diante disso, que dirão aqueles fanáticos orgulhosos, que só dão valor a esta iluminação e repudiam a Palavra de Deus, colocando atrevidamente no lugar dela os produtos dos seus sonhos e fantasias? Certamente bem outra deve ser a sobriedade dos filhos de Deus, os quais se sentem privados de toda luz da verdade quando não contam com o Espírito de Deus; não ignoram, porém, que a Palavra é o instrumento pelo qual o Senhor concede aos fiéis a iluminação do Seu Espírito. Porque eles não conhecem outro Espírito que não Aquele que habitou os apóstolos e que falou por meio deles. E para ouvir as suas palavras os fiéis são sempre chamados.

30º Tese de Lutero - Ninguém tem certeza da veracidade de sua contrição, muito menos de haver conseguido plena remissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário