sexta-feira, 1 de abril de 2011

Manifestações do Poder e da Sabedoria de Deus

O poder e a sabedoria de Deus também não estão ocultos.
O poder se revela claramente quando, tantas vezes, a crueldade dos ímpios, considerada fortaleza inexpugnável pelo critério humano, num momento é arrasada e reduzida a pó, sua arrogância é subjugada, todas as suas munições são destruídas, suas armas feitas em pedaços, suas forças dissipadas e seus empreendimentos postos abaixo. Caindo em confusão por sua própria impetuosidade maligna, sua audácia, que os elevava até os céus, é abatida até às profundezas da terra. Já, por outro lado, os desprezados são elevados do pó, os pobres são retirados do lixo, os oprimidos e os aflitos sofredores são libertados da sua extrema
angústia, aos desesperados é devolvida a esperança, os que são poucos e não dispõem de armas enfrentam vitoriosos os inimigos numerosos e bem armados, os fracos vencem os fortes.
A sabedoria de Deus se manifesta na administração oportuna e adequada de cada coisa, na confusão em que põe toda a sabedoria terrena, surpreendendo os astutos em suas artimanhas, e no governo do mundo, dispondo na melhor ordem todas as coisas. Vemos, pois, que não há necessidade de recorrer a longas e curiosas demonstrações, nem de juntar testemunhos numerosos para mostrar e comprovar a majestade de Deus. Porque, embora sejam poucas as provas que mencionamos, são tão notórias as evidências que, para onde quer que nos voltemos, elas podem ser observadas com os olhos e indicadas com os dedos.


13º Tese de Lutero - Através da morte, os moribundos pagam tudo e já estão mortos para as leis canônicas, tendo, por direito, isenção das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário