quinta-feira, 7 de abril de 2011

Romance

 

O aprofundamento do romance deve acontecer somente quando a amizade e a comunhão já estão solidificadas. Os sentimentos românticos e a pura, e não-física, expressão desses sentimentos é uma parte essencial deste tempo do relacionamento. Se Deus está confirmando a sabedoria e retidão do relacionamento, os sentimentos românticos devem ser vistos como algo bom e um presente de Deus. Nosso alvo durante a corte não é restringir nossos sentimentos de afeto e amor, mas submetê-los a Deus, para que Ele os aprofunde e os proteja.
Homem, é nosso privilégio ser aquele que inicia a expressão romântica em nossa corte. Através do relacionamento, é apropriado para nós comunicar uma genuína afeição (Rm 12.1). Mandar um email durante o dia para que saiba que você está pensando nela. Enviar cartões e escrever notas de encorajamento. Oferecer flores e dizer o quanto ela é especial. O romance não precisa ser algo chique ou refinado. As expressões mais românticas de um homem para uma mulher são as pequenas coisas que fazem com que ela saiba que está na mente e no coração dele. E lembre-se disso: isso não deve ser aplicado somente na corte. Se você se casar, terá o privilégio de continuar cortejando sua esposa pelo resto de sua vida!
Nossa regra para o que devemos e o que não devemos fazer durante a corte é a de que nós não queremos que a expressão romântica prometa mais compromisso do que estamos prontos para expressar em palavras. Ela deve crescer quando a nossa confiança em relação ao casamento cresce. O alvo é dizer a verdade sobre o relacionamento. Se a expressão romântica de um homem está muito além ou aquém de seu propósito, ela de nada adianta para a mulher.
Senhoritas, é apropriado que respondam ao romance. O alvo de vocês deve ser responder à altura das demonstrações dele, e nunca ultrapassá-las.
Recuse-se a agitar o fogo do zelo romântico até que saiba que quer se casar com aquela pessoa. Fazer isso prematuramente poderia gerar uma alegria à curto prazo, mas eventualmente irá ferir o outro profundamente. O despertar da paixão romântica sem o compromisso pode nos levar ao pecado e ao arrependimento (Ct 2.7)
Uma aplicação prática deste princípio é a hora certa de dizer “Eu te amo”. Se você sente amor pela outra pessoa, deve verbalizá-lo? Novamente, precisamos ser guiados pelo o que é melhor para a outra pessoa. Em alguns casos, dizer “Eu te amo” prematuramente pode gerar um grande mal. A não ser que estas palavras sejam sinceras e uma expressão de um verdadeiro compromisso, não possuem sentido nenhum e podem gerar muita dor. A recomendação é que estas palavras estejam atreladas ao compromisso, devendo ser ditas quando se tem a certeza de que elas valerão para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário