segunda-feira, 16 de maio de 2011

O Ensino da Palavra

Por algo é que Davi, depois de declamar descrevendo como a glória de Deus é proclamada pelos céus, como as obras de Suas mãos são anunciadas pelo firmamento, e como pela sucessão bem ordenada do dia e da noite a Sua majestade é manifestada, passa ele à celebração da Palavra de Deus. “A lei do Senhor é perfeita”, diz ele, “e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o manda- mento do Senhor é puro e ilumina os olhos”. O que significa o seguinte: A doutrina ministrada pelas obras criadas por Deus é universal, dirige-se a todos, ao passo que a instrução dada pela Palavra é a escola particular dos filhos de Deus.
Ora, quando está claro que a palavra que se propõe é de Deus, ninguém será tão atrevido (a não ser que seja totalmente desprovido de bom senso e de sentimento de humanidade) que ouse descrer dela e rejeitá-la. Mas, como não é todo dia que vêm novas comunicações do céu, e só temos a Escritura, na qual Deus quis gravar a Sua verdade para ser perpetuamente lembrada, é preciso verificar, ainda que resumidamente, a razão pela qual ela tem autoridade para os fiéis, que a recebem como se estivessem ouvindo a voz do próprio Deus. Este assunto deve ser tratado mais amplamente e estudado com esmerado empenho. Contudo, os leitores me perdoarão se, para não prejudicar o objetivo deste livro, eu lhe dedicar menor extensão do que a requerida pela grandeza deste tema.

19° Tese de Lutero - Também parece não ter sido provado que as almas no purgatório estejam certas de sua bem-aventurança, ao menos não todas, mesmo que nós, de nossa parte, tenhamos plena certeza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário